Para uma zona central da cidade de Lillestrom, na Noruega, propusemos um urbanismo sustentável. A nova solução separa tipos de mobilidade leve e pesada, reduzindo os conflitos entre pessoas, automóveis e biciclos. Ao mesmo tempo, pretendemos introduzir usos mistos, acabando com as cidades monofuncionais.
Urbanização sustentável na Noruega
Imagens
Um projeto de cidade sustentável
Concebemos o projeto de urbanização em 2008 e estávamos a romper com todas as convenções da altura. Por conseguinte consiste no desenvolvimento de edifícios comerciais e de serviços que atravessam o espaço público e que servem de percurso para peões e bicicletas através dos quarteirões tradicionais. Estes espaços permitem alojar as novas indústrias amigas do ambiente e os serviços de programação. Nas coberturas desenvolvem-se as ciclovias. A bicicletas ganham assim preponderância sem entrarem em conflito com o transito automóvel.
Colocamos os edifícios na zona privada dos lotes permitindo a execução da operação sem expropriações.
Habitações ecológicas
Concebemos os edifícios privados de habitação segundo os princípios de sustentabilidade energética com uma construção em madeira. Projetamos ao mesmo tempo as habitações com tipologias flexíveis. Isto significa que podem ser alteradas no futuro em função das necessidades da sociedade. Assim, dois apartamentos T1 podem ser um T2. Ou dois apartamentos T2 poderão vir a ser um futuro T4.
Organizamos o estacionamento de modo a libertar o máximo de solo e será mecanizado, reduzindo custos energéticos na construção e vida do edifício.
A energia não mais será barata, e as cidades terão de adotar novas soluções de urbanidade…