Para o necessário financiamento de um parque em Tavarede a autarquia necessitava de obter capital através da promoção imobiliária. A nossa proposta permitia que a oferta imobiliária se localizasse em redor do parque urbano sem o descaracterizar. Para isso recobrimos todas as habitações com uma cobertura vegetal, fazendo com que do interior do parque só se visse a natureza. Para isso desenhamos habitações absolutamente inovadoras.
Parque urbano na Figueira da Foz
Imagens
O projeto do parque
O projeto do parque feito em 2007 e estava bastante à frente do seu tempo, quer na sustentabilidade quer na relação com as habitações. Procuramos criar um espaço verde único central de uso público e corrigir os limites do mesmo com a ajuda de alguma habitação amiga do ambiente. A habitação é totalmente coberta de vegetação tornando o parque visualmente atrativo em toda a sua extensão.
A habitação ecológica no contorno do parque
As Habitações possuem uma tipologia absolutamente inovadora e original. Assim, desenvolvemos umas habitações totalmente revestidas com vegetação. Com um sistema de arquitetura passiva, são totalmente autónomas energeticamente. Apoiam-se num sistema geotérmico e estão totalmente recobertas de terra vegetal.
Em suma, no novo parque de Tavarede, as habitações ecológicas surgem desapercebidas no interior do verde.