A multinacional alemã Xing escolheu os nossos arquitetos para desenhar as suas instalações no Porto. Os novos escritórios desta empresa em Portugal têm mais de 1000 m2 em qualidade e conforto. Este espaço de trabalho das tecnologias da informação tem como objetivo garantir a máxima produtividade dos programadores num ambiente confortável que permita tanto dialogar como relaxar. Os novos escritórios da atualidade têm este paradigma: fazer com que nos sintamos em casa.
Escritório Xing Porto
Imagens
A Arquitetura do novo escritório sede
O papel do arquiteto no desenho do projeto de arquitetura de um escritório para uma empresa de tecnologias de informação (IT company) é absolutamente determinante para a criação de um espaço que promova a criatividade a par com a produtividade. O projeto é da autoria de Ricardo Tedim Cruz e Susana Barros Vilela e promoveu um intercâmbio de ideias profundo entre os projetistas e o cliente. Localizado num antigo armazém de Matosinhos, procuramos desafiar quem usa os espaços, promover a criatividade, apoiar a produtividade, fomentar a flexibilidade, gerar conforto térmico ou acústico e apoiar a sustentabilidade ambiental. As empresas extraordinárias precisam de projetos arrojados que questionam estereótipos e se focam em fornecer o melhor espaço para trabalhar.
Criatividade
As paredes são todas percorridas com zonas para escrita. As infraestruturas fundamentais são visíveis. Gostamos de mostrar que o espaço de trabalho contemporâneo é um projeto em aberto onde cada colaborador pode contribuir. Criamos arquitetura para pessoas, não para revistas.
Produtividade
As premissas eram as de fazer um espaço que fosse capaz de incorporar em perfeito conforto 130 colaboradores. Desta forma, foi necessário equipar uma receção a visitantes com jogos, baloiço, casas de banho e acesso a cozinha, sala de reunião, sala de conferências e zona de servidor e segurança. A zona restante é de acesso condicionado pois incorpora estações de trabalho em grupo, salas de reunião fechadas, cabines de vídeo conferência, zonas de reunião informal, e zonas de descanso nas coberturas. No logradouro surge também um espaço de recreio e descanso.
Flexibilidade
Tudo é pensado para ser adaptado. Os grupos de trabalho podem ser dois, quatro ou oito. O mobiliário como sofás ou mesas pode ser transportado com configurações distintas. A sala de conferências pode também ser sala de refeições. A zona de chá tanto funciona fechada como aberta. Nos espaços fechados podemos conversar ou trabalhar, reunir ou refletir. Os corredores são também espaço de encontro para partilha de ideias. A arquitetura é moldável, é no fundo um suporte para usos flexíveis.
Eficiência Acústica
O conforto acústico é um compromisso que tomamos bem a sério. Assim, através de soluções técnicas específicas reduzimos o ruído aéreo e de percussão ao mínimo, permitindo o conforto das equipas em open-space e o silêncio absoluto nas zonas de reunião.
Conforto térmico
Dimensionamos os equipamentos de climatização para reduzir o fluxo de ar ao mínimo e climatizar confortavelmente um volume de aproximadamente 10 000 m3 de ar pois para nós o conforto térmico é garantia de produtividade.
Sustentabilidade
Precisamente por causa de termos um compromisso com a sustentabilidade. procuramos aumentar ao máximo a iluminação natural colocando os painéis acústicos de modo compatibilizado com as aberturas da cobertura, permitindo largas horas de poupança com o uso da iluminação natural a par com iluminação local na zona de trabalho.
Desafio
Acreditamos na importância de desafiar tudo e todos pois manter a curiosidade da infância a par com a responsabilidade e autonomia do colaborador é um desafio que gostamos de promover. Assim, aproveitamos todas as coberturas dos espaços de reunião e videoconferência para oferecer espaços onde a liberdade é total. Nestas zonas podemos relaxar e afastarmos um pouco o trabalho: dormir, descansar, ler, pensar.
Diversidade
Acreditamos na importância de dotar espaços com a possibilidade de incluir a diversidade de comportamentos e personalidades. Procuramos incluir tanto espaços abertos como zonas fechadas, gerar tanto locais luminosos como locais escuros, vistas de cima para baixo ou de baixo para cima, etc… No fundo, é a garantia que podemos incluir gerações distintas e perspetivas de vida diferentes, personalidades expansivas, recatadas, desportivas ou relaxadas. Em suma é toda a diversidade que nos faz melhores.