O nosso gabinete de arquitetos foi contactado para desenvolver um loteamento em Vila nova de Gaia em que a eficiência, a funcionalidade e a sustentabilidade fossem os atributos principais. A estratégia assentou assim em desenvolver uma solução para os lotes que utilizasse ao máximo as infraestruturas existentes e garantisse lotes com as características necessárias para desenvolver uma arquitetura sustentável.
Loteamento em Gaia
Imagens
Loteamento de urbanismo sustentável
Existem várias estratégias que podem ser adotadas para criar uma cidade mais amiga do ambiente. Neste projeto de loteamento nós aplicamos as seguintes:
- Aproveitar as infraestruturas existentes (viárias, telecomunicações, rede de abastecimento de água e esgotos, eletricidade e gás)
- Reduzir a área de impermeabilização, aumentando áreas permeáveis
- Permitir lotes que possam albergar estratégias de aquecimento e arrefecimento com energia solar passiva. Lotes de quatro frentes são mais eficazes para este efeito.
- Evitar a movimentação de terras
- Arborização intensiva
As características dos vários lotes e os respetivo alvarás de loteamento condicionam assim o desempenho futuro da arquitetura.
A organização dos lotes e das casas
A estratégia da arquitetura para cada lote incluía não só conceitos de eficiência energética como a máxima funcionalidade. Nesse sentido, a habitação desenvolve-se abraçando um pátio com piscina e vista sobre o jardim. Junto à entrada da rua está a garagem e ligada a esta uma pérgula que nos conduz às entradas. No piso superior estão os quartos com quartos de banho privativo, a cozinha, o W.C. de serviço, a sala de estar e a sala de jantar. No piso inferior um quarto de visitas, lavandaria e salão de jogos. Algumas funcionalidades como a sala de cinema e pequeno bar posicionam estes lotes num segmento alto.
Em suma, a cidade só será ambientalmente eficiente se a arquitetura o for também. Nesse sentido, preparar um loteamento ecológico é preparar um urbanismo amigo do ambiente.