Um dos projetos de arquitetura e engenharia que mais orgulho temos resultou de um projeto de investigação que se iniciou à mais de vinte anos atrás. É no fundo o tema da Habitação social dotada de flexibilidade para se aplicar em diferentes municípios com cenários distintos.
A inovação na habitação social
Novos tempos requerem novas soluções. Não nos conformamos com as soluções de habitação social tradicionais. As soluções convencionais de habitação social dividem as cidades entre cidadãos de qualidade distinta e impedem o progresso económico dos bairros de habitação social. As soluções de habitação social existentes também não respondem às dinâmicas do agregado familiar que cresce e diminui. Assim, não podem ser reformuladas ou adaptadas no tempo.
A habitação social flexível
O que defendemos é totalmente diferente da habitação social atual. Defendemos tipologias de habitação que se adaptam a bairros distintos e que geram formas de cidade diversificadas. Ao mesmo tempo as tipologias são dispostas como um lego que se adapta à realidade especifica da população em que se insere. O mesmo projeto gera habitação para territórios com agregados familiares de maior dimensão ou de menor dimensão, garantindo assim a máxima eficácia na aplicação de fundos públicos. Deste modo nunca existem fogos pequenos ou grandes de mais para a população necessitada.
Ao mesmo tempo, todos sabemos que a realidade é dinâmica. Como tal, podemos reconverter estes edifícios em tipologias de maior ou menor dimensão consoante as necessidades futuras. Garantimos assim uma vez mais a eficácia da aplicação dos fundos públicos.
A pré-fabricação na construção
A Habitação social deve tirar partido da sua própria escala e gerar as economias daí resultantes. Infelizmente, não é isso que acontece nos projetos de habitação social convencionais. Só com economias de escala os custos podem ser controlados. Deste modo, o que propomos é usar a pré-fabricação nos componentes da habitação social. No fundo, os nossos arquitetos desenvolveram um sistema que impede a monotonia e permite que a pré-fabricação seja implementada na habitação social gerando formas urbanas ricas e diversificadas a custos controlados.
A industrialização do processo construtivo
O que propomos é usar a industrialização na produção e a customização no projeto. Ganha-se assim economia de escala e consegue-se diversificar os projetos de acordo com as realidades locais de cada município. Em resumo, a industrialização da construção é o caminho para garantir a qualidade da habitação social a um custo que os fundos públicos possam pagar.
A habitação municipal
Cada município é diferente nas tradições, nas culturas e nas necessidades. O que propomos pode ser adaptado a cada Câmara Municipal, a cada Plano Diretor Municipal (PDM) e a cada contexto social e económico. Não são as câmaras municipais que se têm de adaptar à habitação social. É o projeto de habitação social que se adapta ao território, à população e aos fundos comunitários existentes.
Habitação adaptável ao território
Cada bairro deve ter a forma apropriada ao contexto urbano em que se insere. Assim, existem zonas urbanas mais densas e outras menos densas. A forma da arquitetura deve assim ser a forma da cidade. A Habitação social não deve romper com o tecido urbano, mas antes fundir-se com este.
Procuramos assim desenvolver uma solução modular que pudesse gerar as formas mais diversas em função da realidade envolvente.
Fundos comunitários e PRR
Se faz parte de um executivo municipal e pretende habitação social que verdadeiramente se adapte à realidade dos nossos tempos atuais se recusa a repetir os mesmos erros do passado contacte os nossos arquitetos na utopia. Temos mais de uma década de investigação em Habitação social que gostávamos de aplicar no seu município. O contexto atual do PRR (Plano de recuperação e resiliência) é ímpar para este efeito e não podemos desperdiçar a oportunidade de fazer Habitação social que faça a diferença. Por favor, não deixe ultrapassar esta oportunidade de mudança e contacte-nos para quaisquer informações sobre o nosso trabalho.
Perguntas sobre Habitação Social e Encomenda Pública
Conheça nesta secção algumas das perguntas que recebemos sobre o tema da encomenda pública, contratos públicos, habitação social e Câmaras Municipais.
Sim, sem dúvida. Os arquitetos da Utopia já desenvolveram várias propostas a concurso público. São já vários os projetos que obtivemos por via de concurso público quer com a administração central, quer com várias câmaras municipais.
Sim, os nossos arquitetos já elaboraram vários projetos de edifícios e espaço público em que o cliente é a própria câmara municipal. Já fizemos também apresentações públicas dos nossos projetos e apreciamos a transparência e a participação pública dos munícipes. Por favor, visite a nossa página de Obras e selecione os nossos trabalhos de encomenda pública ou equipamentos públicos.