Os clientes contrataram os arquitetos da Utopia com o intuito de desenhar o projeto de arquitetura de uma casa com piscina em Vila Nova de Gaia. Pretendiam máxima privacidade e o conforto de um pátio. Desenhamos uma casa com jardim em que a piscina tem o papel central. Adicionamos também um enorme pátio com vistas para o horizonte e o mar.
Casa com piscina
Imagens
O conceito da casa com piscina
O conceito arquitetónico da casa com piscina consiste em criar uma casa que permite usufruir do espaço da piscina durante todo o ano e todas as estações. Para isso desenhamos um projeto de arquitetura que permite contemplar a piscina quer desde o interior e exterior, quer desde o piso do rés-do-chão ou mesmo desde o terraço. Ao mesmo tempo, a água aquecida permite usufruir da piscina até em dias frios. Por fim, quando quisermos proteger a piscina do uso das crianças podemos simplesmente carregar num botão e encerrar a cobertura com um painel deslizante de madeira.
A casa em forma de L
Para que a piscina fosse desfrutada de todos os espaços, concebemos uma casa que abraça um pátio no qual colocamos a piscina. Esta forma permite voltar a casa para o mar e para a piscina. Na parte mais comprida do L criamos um enorme terraço. Ao mesmo tempo a forma em L protege a casa das vistas indesejadas dos vizinhos e rua.
As vistas para a piscina
Como a piscina está colocada na zona central da casa, a água é visível desde a sala, cozinha e ginásio no rés-do-chão. Ao mesmo tempo é possível observar a piscina desde os quartos e terraço do piso superior.
O jardim e a água
O jardim ocupa o contorno da casa. Este facto torna-o simples de manter e ao mesmo tempo permite colocar o verde sempre presente na habitação. As espécies foram escolhidas pela baixa manutenção. Ao mesmo tempo o jardim encosta-se à piscina sempre que esta está encerrada. Quando a água da piscina é visivel, o deck de madeira garante que junto à água da piscina existe limpeza e conforto.
A piscina com cobertura automatizada
A piscina possui uma cobertura amovível, permitindo o uso do espaço enquanto esplanada para banhos de sol. Ao mesmo tempo, a água aquecida da piscina é conservada quente e pronta para a próxima utilização.
A baixa manutenção da piscina
Uma piscina encerrável e protegida é sempre mais fácil de manter. Em primeiro lugar as folhas e os detritos do jardim não contaminam a água. Em segundo lugar as bombas de calor que aquecem a água não estão permanentemente a trabalhar o que aumenta a longevidade dos equipamentos e reduz o custo energético.
O uso da piscina
Uma piscina com uma cobertura em deck permite usos diversos. Quando a piscina está fechada podemos colocar uma mesa e cadeiras para uma bela refeição no jardim. Quando está aberta o deck permite receber as toalhas ou as espreguiçadeiras em perfeito conforto.
O licenciamento da casa com piscina
O projeto de licenciamento de uma casa com piscina não difere muito dos restantes licenciamentos municipais. Contudo, temos sempre de garantir que não ultrapassamos a área de impermeabilização uma vez que a área da piscina conta como área não permeável.
Convém aproveitar para clarificar que embora em regra geral uma piscina não precise de licenciamento, esta deverá sempre obedecer ao PDM e legislação geral. Neste caso, como concebemos o projeto de raiz com a piscina, o cliente tem essa garantia de legalidade. Sempre que possível, este é o melhor procedimento.
O projeto de arquitetura
O projeto organiza-se em dois pisos. No piso do rés-do-chão voltados para a rua posicionamos a entrada com a escada para o piso superior e a garagem. Próximo, mas voltado a sul colocamos o ginásio. A abraçar o pátio da piscina e o jardim colocamos a cozinha, a sala de estar, a sala de jantar, o escritório e o quarto acessível para visitas. No piso superior colocamos a suite principal e os dois quartos das crianças com casa de banho partilhada. Os três quartos beneficiam do acesso privativo ao terraço.
A construção e materiais da casa
Procuramos o equilíbrio entre qualidade e o baixo custo a longo prazo. Ao mesmo tempo procuramos sempre autenticidade nos materiais e nas soluções.
A casa possui uma estrutura de betão armado com ensoleiramento.
Nas fachadas, as paredes perimetrais são em tijolo térmico. As caixilharias são em alumínio com corte térmico.
Os pavimentos exteriores são em betão poroso e a piscina foi acabada a pastilha. O edifício possui fachada em sistema ETICS com eficiência térmica extraordinária. No interior aplicamos madeiras naturais como o carvalho para o pavimento e lacados para os armários. As paredes foram pintadas a tinta respirável. Alguns cerâmicos e mármores calcários foram aplicados na cozinha e casas de banho.
O sistema de climatização para arrefecimento é passivo. Para aquecimento das aguas sanitárias, aguas da piscina e espaços interiores usamos uma bomba de calor. Os painéis solares fotovoltaicos reduzem os gastos com energia ao mínimo. A máxima eficiência traduz-se assim também em poupança para o ambiente.
No fundo a tarefa da arquitetura é também garantir que o conforto e o prazer de um mergulho em águas tépidas estão ao lado da salvaguarda dos valores ambientais.