Qualquer projeto contém várias fases de pagamento e de trabalho que garantem que as decisões que tomamos e as soluções que desenvolvemos são orientadas corretamente de modo a atingir o objetivo que o cliente pretende. As fases de trabalho são elaboradas para garantir o menor prazo possível, o custo mais competitivo e com a máxima qualidade. Durante cada fase é desenvolvido um trabalho específico e logo que elaborado passamos a uma nova fase e é feito um pagamento aos arquitetos e engenheiros em conformidade.
Condições de pagamento
O pagamento dos honorários é efetuado sempre através de fases. Ao mesmo tempo as fases são elas próprias uma percentagem do valor global que vai ser pago. Assim, apuramos as percentagens para cada caso em função das horas de trabalho específicas a desenvolver em cada caso.
Percentagens a pagar em serviços de projeto
Em geral podemos dizer que para uma obra comum de edificação as fases são as que se seguem para os pagamentos de arquitetura e engenharia
- Adjudicação do Trabalho: Pagamento de 10% do valor dos honorários totais no momento da assinatura do contrato.
- Entrega do Estudo Prévio: Pagamento de 20% do valor dos honorários totais no momento da aceitação das soluções previstas.
- Entrega do Anteprojeto ou entrega do PIP: Pagamento de 20% do valor dos honorários totais após as reuniões com as entidades externas ou a entrega do PIP se esse for o caso.
- Entrega do Projeto Base: Pagamento de 20% do valor dos honorários totais aquando da entrega do licenciamento, comunicação prévia ou licenciamento zero se essa for a opção a tomar.
- Entrega do Projeto de Execução: Pagamento de 20% do valor dos honorários totais aquando da entrega do caderno de encargos, mapa de acabamentos, mapa de medições, desenhos gerais e pormenores ou outros.
- Prestações da Assistência técnica à obra: Pagamento de 10% do valor dos honorários totais nalguns casos em prestações mensais conforme o prazo previsto para conclusão da obra.
Tabela de Honorários
Várias diretivas comunitárias obrigaram à revogação das tabelas de honorários. Por conseguinte, as ordens dos arquitetos e as ordens dos engenheiros não mais podem exigir que os seus membros pratiquem determinados valores mínimos pelo desempenho das funções respetivas. Por esse motivo, nós não aplicamos as tabelas de honorários. Em suma, aplicamos somente as boas práticas que ficaram presentes na revogada portaria de 701-H /2008 de 29 de Junho de 2008.
Encargos extra do dono de obra
Gostamos de partilhar com os nossos clientes todas as informações que os ajudem a se organizarem financeiramente do modo mais eficiente possível. No fundo, aconselhamos também o dono de obra sobre a melhor programação e planeamento dos projetos para cada caso específico. Contudo alguns aspetos têm sempre de ser analisados pois representam possíveis encargos adicionais que deverão ser tidos em conta:
Levantamento topográfico ou arquitetónico
Poderemos fornecer estes serviços se o cliente o desejar, contudo, se não tiver sido já realizado é sempre um encargo a ter em linha de conta. O levantamento topográfico é obrigatório em todas as Câmaras. O levantamento arquitetónico só é necessário se existirem construções no local e o projeto destas não existir.
Taxas e Licenças
Afixar edital da Câmara
Ensaios Geotécnicos
- Levantamento topográfico ou arquitetónico:
Poderemos fornecer estes serviços se o cliente o desejar, contudo, se não tiver sido já realizado é sempre um encargo a ter em linha de conta. O levantamento topográfico é obrigatório em todas as Câmaras. O levantamento arquitetónico só é necessário se existirem construções no local e o projeto destas não existir. - Taxas e Licenças:
Todas as entregas de elementos na câmara municipal são sujeitas ao pagamento de taxas administrativas. Ainda que se trate de valores simbólicos, o cliente deve considerar estes encargos. Muitos pareceres externos são também sujeitos ao pagamento de pequenas taxas de apreciação. - Afixar edital da Câmara:
O pedido de licenciamento ou o levantamento de um alvará de construção implica sempre o ato de afixar um edital ou aviso na propriedade objeto da operação. Esta obrigatoriedade legal, embora de baixo custo tem de ser executada. Caso contrário poderá a câmara solicitar o pagamento de coimas, essas sim de valor elevado conforme descrito em regulamento municipal. - Ensaios Geotécnicos:
Em alguns terrenos de muito má qualidade para construção ou resultantes de movimentação de terras as soluções convencionais de estrutura podem não ser aplicáveis. Como tal pode nestes casos raros haver lugar a despesas com sondas no terreno para determinar a constituição do solo e permitir uma solução estrutural apropriada.
Suspensão dos serviços
Consideramos sempre que o cliente pode suspender os serviços sempre que assim o entender. Por suspensão entendemos o ato do cliente comunicar por escrito à Utopia o seu desejo de suspender a elaboração dos Projetos, temporária ou definitivamente, em qualquer momento e por qualquer causa, por motivos alheios à Utopia.
Se o cliente mandar suspender por sua exclusiva conveniência a elaboração dos projetos, a Utopia tem apenas o direito aos honorários correspondentes às fases já entregues ou em elaboração e a metade da fase seguinte. Saliente-se que os prazos acima mencionados não incluem paragens provocadas por atrasos nas aprovações Camarárias ou nas Entidades Licenciadoras.
Dúvidas sobre as Fases de Trabalho
Aqui estão algumas questões sobre as fases de trabalho que percorremos no desenvolvimento de um projeto.
Não. Um projeto de arquitetura tem sempre várias fases nas quais o cliente ou dono de obra fica ao corrente de tudo: Programa base, Estudo prévio, Anteprojeto, Projeto base, Projeto de Execução e Acompanhamento de obra.
Só avançamos para a próxima fase quando concordar com a solução do projeto
Claro que sim. Fazemos questão em que nos coloque as questões que o preocupam. Nós enquanto arquitetos consideramos este diálogo essencial para o projeto de arquitetura. O papel do arquiteto é no fundo o de acompanhar, ajudar, completar e aconselhar as melhores soluções de projeto.
Sim, se o cliente o desejar. Com o projeto de execução o cliente fica na posse de todos os dados para construir as várias especialidades de engenharia e pode negociar um contracto mais vantajoso com o construtor.
Os arquitetos como os engenheiros devem visitar a obra regularmente. Pelo menos é isso que fazemos no nosso gabinete de projetos de arquitetura e engenharia.
A importância do acompanhamento de obra
Parte dos nossos serviços inclui sempre o acompanhamento de obra e se o cliente o solicitar, a direção técnica da obra, a direção de fiscalização da obra e a Utopia do plano de saúde da obra. Sabemos que a arquitetura e a engenharia não são meramente papeis, mas sim construção, e como tal a presença dos nossos arquitetos e engenheiros nas obras é o segredo que permite que as nossas obras tenham até agora sido bem executadas e bem acompanhadas.
Depende muito do projeto. Aquilo que lhe garantimos é que lhe dizemos quanto demora mal nos explique o que pretende e que o arquiteto cumpre escrupulosamente os prazos acordados.
Se existir um projeto de execução concebido por um arquiteto pode então celebrar um contrato com um construtor com base nesse mesmo projeto de execução.
O projeto de execução controla os custos de obra
Esse contrato permite-lhe ter todas as garantias de que os custos não se alteram uma vez que está tudo determinado no projeto de execução e não existe margem de manobra ao construtor para proceder a alterações. Por esta razão o projeto de execução é fundamental para o arquiteto e para o cliente.
O gabinete de projetos Utopia desenvolve sempre maquetas de arquitetura.
As maquetas de arquitetura têm duas finalidades, ambas mais importantes na fase de estudo prévio. Por um lado servem para que o cliente perceba o espaço com mais facilidade do que através de uma planta, corte ou imagem 3d. Por outro lado, permitem ao arquiteto um maior controlo das formas e proporções da casa ou edifício.