O pedido de Licenciamento industrial é hoje um processo bastante mais expedito do que o era nos anos anteriores. Contudo procedimentos rigorosos terão sempre de ser observados sob pena de inviabilização do próprio pedido de licenciamento camarário.
Ao mesmo tempo, convém salientar que podemos estar perante um pedido de alteração de uma indústria já existente ou podemos simplesmente solicitar uma licença para um novo estabelecimento industrial.
Por outro lado, em termos processuais, e no que diz respeito aos elementos a fornecer ao Ministério da Economia através da direção regional competente, podemos estar perante vários tipos de licença: tipo 1, 2 e 3. Todas elas têm graus de complexidade e exigências distintas sendo que a de maior simplicidade é a do tipo 1 que obriga apenas a uma autorização prévia, no tipo 2 já é necessário uma declaração prévia e finalmente no tipo 3 teremos forçosamente de efetuar um registo e fornecer informação ainda mais detalhada.
O projeto de novas unidades fabris
O desenho e concepção de unidades fabris é uma das nossas especialidades. Desenvolvemos conceitos construtivos que são respostas eficazes a ambientes industriais. Os nossos projetos permitem aumentar a produtividade, baixar custos de manutenção e fornecem melhorias nas condições de trabalho. A construção nova é uma oportunidade para inovar e criar novos paradigmas na indústria. Atualmente os desafios colocados pela indústria 4.0, nomeadamente a criação de digital twins, é um processo que dominamos e com orgulho fornecemos aos nossos clientes.
Ampliação e transformação de indústrias
Como resultado das condicionantes urbanísticas, por vezes só é possível reabilitar instalações industriais existentes. Aqui a nossa experiência de projetos de ampliação e transformação é enorme. No fundo procuramos atualizar as instalações fabris aos padrões de segurança, produtividade e conforto atuais. Normalmente este processo tem menor custo de investimento, mas oferece alguns condicionalismos. Todavia, havendo uma licencia industrial existente, é sempre um processo mais rápido.
Projetos industriais
O desenvolvimento dos projetos de indústrias são sempre oportunidades para os arquitetos aplicarem novos conceitos de eficiência e rentabilidade ao processo produtivo. Ao mesmo tempo, desenhar um equipamento industrial é vital na medida em que é um exercício de rigor formal que espelha a nossa capacidade de criação num ambiente de exigência financeira e técnica. Em suma, é isto que pensamos na hora de abordar uma fábrica, equipamento agroindustrial, oficina ou armazém.
Questões sobre Licenciamento Industrial
O licenciamento de indústrias ou fábricas é um processo exigente e complexo. Contudo, é alvo de dúvidas frequentes. Assim, leia aqui algumas perguntas mais comuns.
Sim. Os estudos de impacto ambiental são de facto importantes e necessários legalmente em alguns investimentos. Contacte um dos arquitetos da Utopia para obter uma proposta de prestação de serviços.
Um licenciamento industrial pode ser feito pelos arquitetos e engenheiros da Utopia?
Sem dúvida que pode ser executado pelos arquitetos e engenheiros da Utopia. Um licenciamento industrial é infelizmente um processo complexo requerendo imenso rigor na apresentação de elementos a todas as entidades envolvidas. Consulte um engenheiro ou arquiteto da Utopia e saiba mais informações sobre o processo de licenciamento industrial.