Os arquitetos da Utopia foram contratados para desenhar e licenciar uma casa de luxo em Penafiel. O cliente pretendia a máxima privacidade e conforto. Desenhamos uma casa de alto padrão aberta para o jardim com lago e piscina. Um terraço permite desfrutar da paisagem.
Casa de Luxo
Imagens
Uma casa de sonho em Penafiel
Criar um projeto de uma casa de luxo é um desafio para qualquer arquiteto. Neste projeto luxuoso de uma habitação em Penafiel o objetivo era criar uma casa de alto padrão que permitisse a máxima privacidade, o máximo conforto, o menor consumo energético e uma relação próxima com a natureza e a arte.
O que é uma casa de Luxo?
Uma habitação não pode ser considerada como de alto padrão apenas como resultado de uma dimensão, preço ou localização específica. O que para uns é uma casa de luxo, para outros pode não ser. Contudo, todos estes fatores são importantes quando analisados em conjunto com outras características.
Mas então, o que deve incluir uma casa de luxo? Porque é que esta casa em específico pode ser considerada um imóvel de luxo? Um imóvel de luxo costuma conter cumulativamente:
– Localização
– Privacidade
– Áreas amplas
– Materiais de topo
– Elegância exterior e interior
– Preço e Valor
– Excecional qualidade e durabilidade
– Conforto
Características da Casa de Luxo
Esta casa de Luxo em Penafiel tem no fundo todas as características necessárias ao conceito de habitação de alto padrão. Por essa razão acaba por ser um exemplo de alto valor que nos orgulha partilhar.
A localização
O terreno possui uma enorme ligação à natureza e à paisagem de Penafiel. Existe acesso próximo a auto-estradas que garantam proximidade à vida urbana e aos equipamentos da cidade.
Privacidade
Quer o projeto de arquitetura, quer o projeto de paisagismo procurou reforçar a privacidade dos utilizadores. A casa tem a entrada e estacionamento voltadas para a rua. Contudo, todos os espaços interiores têm janelas para o jardim. Deste modo do exterior não é visível nenhum espaço interior. Ao mesmo tempo, os percursos do jardim são totalmente invisíveis desde os terrenos vizinhos através de vegetação abundante.
Áreas amplas
As áreas da casa permitem que cada divisão tenha sempre algum espaço para incorporar mais atividades. No fundo, sem recurso a sobredimensionamento, os espaços foram concebidos inteligentemente com sistemas que permitem ampliar visualmente os espaços, nomeadamente, janelas a toda a altura, iluminação abundante e materiais reflexivos.
Materiais de topo
A casa possui apenas materiais naturais ou autênticos, pois permitem longevidade elevada e baixa manutenção. Deste leque de escolhas fazem parte materiais como a madeira, o mármore calcário, o granito, ou o vidro.
Elegância exterior e interior
O exterior é pautado por uma arquitetura paisagística cuidada, com recurso a um lago com plantas aquáticas e pequenos peixes que se inspira nalguns exemplos de tradição romântica do século XIX. No Interior a modernidade e simplicidade do projecto permitem que a luz, o espaço e os materiais naturais sejam os elementos principais da casa.
Preço e Valor
É normal que uma casa de luxo tenha um preço mais elevado do que a média do custo de habitação. Mas esse preço corresponde de facto a valor superior, pois a qualidade e detalhe do projeto é também superior, bem como a construção e áreas implementadas.
Excecional qualidade
Esta casa de luxo possui soluções construtivas e materiais que permitem uma durabilidade mais elevada. E qualidade não se limita a um pormenor, mas a toda uma abordagem de excelência. Nos acabamentos destacam-se os mármores cortados em simetria, o betão serigrafado, ou as madeiras de afzélia. A implementação dos sistemas de domótica e a climatização passiva tornam a casa também acima da média. A presença de uma piscina bem relacionada com a sala de jantar, o jardim e o lago é um dos aspectos do projeto que mais diferenciam a casa.
Conforto
A casa está equipada com sistema de piso radiante para aquecimento e ventiloconvectores para arrefecimento. Uma bomba de calor alimenta o sistema. Em paralelo, um isolamento térmico de elevada espessura e sem quaisquer pontes térmicas garantem baixos consumos de energia e um conforto acima da média.
A importância do gabinete de arquitetura e engenharia
Para criar uma casa de luxo de sucesso, a escolha do escritório de arquitetura e engenharia é sem dúvida uma das peças mais importantes no processo. Quando a Utopia – Arquitectura e Engenharia Lda foi contratada, começou de imediato a trabalhar na plantação das espécies do jardim e no conhecimento detalhado das vistas privilegiadas do terreno. O trabalho em equipa é essencial. O arquiteto, o engenheiro, o cliente e o construtor têm de estar sempre bem coordenados para que a obra se concretize com sucesso.
O papel do arquiteto na casa de luxo
O arquiteto é no fundo o coordenador de todo o projeto. É responsável pelos conceitos iniciais e pela coordenação do processo de licenciamento na câmara municipal. É também o garante que todos os projectos se encaixam no projeto de arquitetura sem erros, saliências ou inconformidades. Em suma, coordena desde o início até ao acompanhamento da obra e pedido de licença de utilização.
O papel do engenheiro na casa de luxo
Os engenheiros também têm um papel fulcral na exata medida em que o dimensionamento e calculo dos projetos seja exato de modo a compatibilizar-se com as ideias do projeto de arquitetura. O trabalho de equipa para encontrar as melhores soluções foi fundamental.
O construtor na casa de luxo
Uma casa de luxo requer um construtor acima da média em preparação, rigor, logística e segurança. Esta obra construída pela Fielnorte teve sem dúvida essa qualidade exclusiva. Tal facto fica evidente na estrutura, infraestruturas e acabamentos. O nosso gabinete de arquitectura e engenharia precisa sempre de bons parceiros durante a construção das nossas obras.
O cliente
O cliente de uma casa de luxo tem também de ser alguém que dê valor à qualidade e conforto da arquitetura contemporânea. Neste caso os arquitetos da Utopia tiveram o prazer de trabalhar para alguém que aprecia o trabalho dos arquitetos e o rigor dos engenheiros. Trabalhar assim permite resultados também acima da média.
O projeto de arquitetura da Casa de Luxo
Este projeto é mais que uma casa de luxo pois trata-se verdadeiramente de um poema à relação entre a arquitetura e a natureza. Por um lado, a habitação expande-se através das suas janelas para o jardim e para os alpendres. Por outro lado, a casa esconde-se e cria muros para as zonas onde é necessária privacidade. Todos os espaços organizam-se num conjunto coerente que oferece uma experiência única de prazer a todos os que vivem ou visitam esta casa.
A entrada
O acesso pedonal e automóvel à casa é efetuado pelo lado poente. Precisamente por causa disto, junto à casa está um alpendre para estacionamento de visitas e uma garagem privada para os moradores. Um muro de granito aparelhado junto a um espelho de água conduz-nos à porta da casa.
O jardim
O projeto de arquitetura paisagística do jardim procura gerar várias zonas com características diferentes. Uma clareira irregular ao centro, tratada com relvado permite unir todas estas zonas. A piscina, o campo de jogos, o lago, a esplanada e o alpendre da casa. Um percurso envolvente liga todas estas zonas e permite exercício físico aos moradores. O jardim é todo ele envolvido por árvores de folha perene e arbustos pois permitem a privacidade necessária.
Campo de jogos
O campo de jogos a sul está equipado com um balneário e sala de estar, pois permite a diversão dos mais novos sem perturbar o silêncio da habitação principal.
A Piscina
A piscina infinita localiza-se em frente à esplanada superior e sala de jantar. Com desenho minimal enquadra-se na paisagem com cuidado e possui boa exposição solar.
O lago
Um elemento que permite de modo sustentável incluir espécies vegetais aquáticas é sem dúvida um lago. Este elemento de arquitetura paisagística possui desenho orgânico e foi pensado para ser visível desde todos os quartos e terraço da cobertura.
Esplanada e alpendre
O alpendre voltado para o jardim percorre toda a fachada da casa. Possui duas cotas. Na cota alta o alpendre inclui um churrasco e na cota baixa o acesso directo ao jardim. Uma parede de mármore divide a zona de quartos da zona de salas de estar e jantar. Contudo, todo este alpendre gera energia para a habitação de forma passiva, ora arrefecendo os espaços, ora aquecendo-os.
A Arquitetura de Interiores da casa de luxo
O interior da casa de luxo é de uma modernidade e simplicidade constante. A entrada principal é executada junto à escada e possui um espaço de vestíbulo definido de modo subtil por um ripado transparente. Neste espaço um jardim vertical anuncia o corredor dos quartos, um degrau de mármore convida-nos a ir para a zona de estar e o restante espaço permite o acesso à sala de jantar.
A Sala é dividida em duas alturas. A zona da sala de estar está numa cota mais baixa, sendo a restante área destinada a sala de jantar e diretamente relacionada com a cozinha em espaço aberto.
A cozinha possui entrada de serviço, sendo este acesso partilhado com a lavandaria e uma despensa. Em suma, Uma ilha permite que a cozinha seja também um espaço de partilha em família.
A zona de quartos possui um corredor iluminado naturalmente e dá acesso a quatro quartos com casa de banho privativa. O quarto principal encontra-se no topo e é um pouco maior.
A escada junto ao vestíbulo permite o acesso a um escritório que se abre para o terraço da casa. Desde este espaço e do próprio terraço, temos uma esplendorosa vista sobre Penafiel.
O interior torna-se assim exterior. Em suma, a própria arquitetura transforma-se em pura poesia.