Utopia / Obras / Arquitetura / Casas / Casa ecológica em Paredes

Casa ecológica em Paredes

Fomos contratados para desenhar uma casa bioclimática e energeticamente eficiente em Baltar, Paredes. Para desenharmos uma casa ecológica tivemos de ter em conta um conjunto vário de aspetos. O projeto tira partido das vistas magníficas sobre o vale. Ao mesmo tempo respeitamos e preservamos um carvalho existente. No fundo, promovemos sistematicamente a Integração na paisagem e a sustentabilidade ambiental.

Imagens

Casa ecológica em Paredes e árvore
Casa com a árvore
Casa ecológica - jardim exterior
Jardim exterior frontal
Casa ecológica na paisagem com carvalho
Casa e carvalho na paisagem
Casa ecológica com pátio e alpendre
Pátio e alpendre
Casa ecológica com escadas em granito
Escadas em granito
Cobertura ajardinada da casa bioclimática em Paredes
Cobertura ajardinada
Parede de granito da casa ecológica
Parede de granito
Casa em Paredes - sala e cozinha relacionadas
Divisórias da cozinha abertas
Casa em Paredes - sala e cozinha em open space
Divisórias da cozinha a fechar
Vista da cozinha para a paisagem na casa ecológica
Janela da cozinha
Paisagem da casa ecológica em Paredes
Janela para a paisagem
Casa ecológica com energia solar passiva
Energia passiva no alpendre

O respeito pela envolvente

A construção nova deveria localizar-se num terreno extremamente inclinado. Havia também uma pequena construção para reabilitar. A estratégia assentou em criar uma casa ecológica que se caracterizasse pela máxima integração na paisagem e uma perfeita eficiência energética.

Preservamos as árvores existentes

Um enorme carvalho serve de orientação à casa e permite um excelente equilíbrio térmico. Assim, condicionamos e adaptamos a localização da casa de modo a permitir a sobrevivência desta árvore e tirar partido da presença. Os carvalhos dominam o território e geram um pequeno microclima de humidade sob a sua copa. Ora foi precisamente esta a estratégia que usamos.

O projeto de arquitetura da casa ecológica

Otimizou-se a área da casa ao mínimo para reduzir custos, introduziu-se luz zenital em todos os espaços, aproveitou-se toda a inércia proveniente da massa da terra, utilizou-se uma cobertura vegetal totalmente acessível, e acima de tudo abriu-se toda a casa para a paisagem a sul, devidamente protegida por pala e sombreamento exterior.

A energia solar passiva torna-se assim a principal fonte de energia da casa. Deste modo, a poente o alpendre e a escada garantem o acesso automóvel em conforto e a subida à cobertura ajardinada.

No interior a sala e a cozinha comunicam diretamente e separam-se flexivelmente através de painéis. A luz natural inunda os espaços e o granito interior. Os quartos e salas abrem-se para a paisagem de vistas extensas.

No exterior como no interior, a natureza está sempre próxima. No fundo, para que todos não nos esqueçamos que o grande carvalho já lá estava antes de chegarmos, e assim continuará.

Projetos relacionados

Conheça mais obras e projetos do nosso portfolio dentro das categorias de Arquitetura e Casas