Localizada na zona do Porto, foi encomendado aos nossos arquitetos a alteração de um alvará de loteamento e o projeto de uma habitação nova: Assim, desenhamos um projeto de arquitetura adaptado ao contexto urbano e ao programa específico do cliente. A casa desenvolve-se em meios pisos e tem como propósito garantir a máxima luminosidade nos espaços sem excesso de calor no verão.
Casa luminosa
Imagens
O projeto de arquitetura da Casa Luminosa
O projeto de arquitetura da casa assenta no conceito de edificação em meios pisos. Esta estratégia arrojada dos arquitetos permitiu várias vantagens:
- Adaptar o edifício ao terreno natural
- Inundar de luz natural todos os espaços
- Reduzir a compartimentação dos espaços executando menos paredes
- Aumentar a fluidez dos espaços e a nobreza de cada zona
Deste modo, a casa organiza-se de acordo com o desenrolar das escadas. A habitação gera espaços com alturas intermédias, algo que permite ampliar os espaços e sugerir de modo subtil cada função. Ao mesmo tempo a garagem recebe apenas meia escavação. A zona da cozinha, sala de jantar e casa de banho de serviço estão ao nível do jardim frontal. Quanto à zona da sala de estar, esta está ao nível do jardim do logradouro. Subindo mais um lanço de escadas encontramos dois quartos com casa de banho. Subindo um pouco mais o quarto principal com closet e casa de banho privativa. A luz inunda os espaços e as zonas sociais comunicam verticalmente ao nível visual. Num certo sentido o processo arrojado de conceção espacial recupera o “Raumplan” de Adolf Loos e adapta-o à contemporaneidade.
O exterior é um volume escultural que reflete as entradas de luz para cada espaço e procura a privacidade e e as melhores vistas de modo criterioso
A construção da Casa Luminosa
A habitação possui uma estrutura aligeirada de betão armado e bloco e isolamento térmico pelo exterior no pavimento, cobertura e paredes. A cobertura é em zinco e um lambril de granito amarelo permite a ligação com o pavimento exterior em cubo de granito. Um deck de madeira exterior permite desfrutar do jardim em privacidade.
A Casa Luminosa possui uma elevada eficiência energética uma vez que tira partido de uma corrente de ar ascendente para arrefecimento pelo lanternim e aproveitamento da radiação solar passiva nos meses de inverno.
No interior as madeiras naturais articulam com o mármore uma imagem nobre e reforçam a luminosidade da habitação e o minimalismo das formas.
A Casa Luminosa segundo os arquitetos da Utopia
Para uma casa ser luminosa, não basta aumentar janelas. Para que a luz inunde os espaços em conforto é preciso saber trabalhá-la e recebê-la, ora diretamente ora de forma indireta. No fundo, transportando-a com cuidado para todos os recantos. E esta dinâmica só pode existir se devidamente conjugada com uma estratégia térmica e cuidado estético com as vistas e a privacidade de quem habita. Só assim pode a luz fazer o seu papel e tornar-se a protagonista deste espaço. Em suma, não esqueçamos nunca que a luz é precisamente o elemento que permite que as formas da casa se revelem aos nossos olhos.