A casa destinada a uma família numerosa nasce na zona sobranceira do terreno, impondo-se sobre a paisagem. No interior o pátio protege-a do duro clima das beiras. Para o arquiteto, a sustentabilidade é um objetivo desde o início. Assim, desde o aproveitamento da água das chuvas, até à manipulação da energia solar passiva, passando pelo desenvolvimento de um isolamento térmico excelente, tudo consideramos no sentido de obter a maior autonomia energética.
Casa sustentável na Covilhã
Imagens
A sustentabilidade no projeto da casa
São vários os componentes que tornam esta casa sustentável:
- A cobertura da casa tem uma só inclinação permitindo encaminhar as águas da chuva para um depósito de águas para rega.
- Por outro lado a construção em “light steel frame” permitiu elevada eficiência térmica e reduzidas emissões de co2 durante a construção.
- A existência de um pátio permite maior sombreamento nessas fachadas e consequente aproveitamento dessa diferença de pressão para efetuar a ventilação natural dos espaços.
- A tipologia das janelas permite controlar a radiação solar no grau necessário para dotar a casa de um sistema passivo.
- Os painéis solares na cobertura permitem reduzir consumos energéticos
Foi com recurso a estes elementos que projetamos esta casa e demos mais um pequeno passo a caminho da sustentabilidade ambiental.