O cliente contratou os arquitetos da Utopia para desenhar um projeto de casas geminadas que fosse um exemplo de inovação, sustentabilidade, modernismo e conforto. O terreno localizava-se em S. Felix da Marinha, Vila Nova de Gaia e o desenho dos arquitetos propõe duas casas brancas de inspiração modernista. As inovadoras habitações incluem dois pátios com jardim de inverno, terraços com vista mar, piscinas aquecidas e uma elevada eficiência térmica.
Casas geminadas
Imagens
A inovação no projeto das casas geminadas
Este projeto de casas geminadas é totalmente inovador na medida em que associa características que apesar de se encontrarem noutros projetos isoladamente, raramente se conjugam. Assim, para além de invulgares, as casas requerem elevada preparação técnica nos projetos de arquitetura e engenharia. Para isso os arquitetos e os engenheiros recorreram a um método de projeto BIM (Building Information Modeling )de modo a produzir um resultado com os seguintes objetivos:
Os terraços
As casas estavam muito condicionadas pela regulamentação urbanística para esta zona. Isto significa que município exigia a construção de uma fachada de três pisos. Os arquitetos da utopia propuseram então de modo engenhoso grandes janelas abertas para os terraços e pátios permitindo quer o cumprimento da legislação, quer desfrutar das vistas desafogadas pontuadas pelo oceano atlântico.
Os pátios com jardim de inverno
O município exigia um polígono de implantação retangular rígido. Contudo, para melhorar o comportamento térmico da casa e melhorar a relação dos espaços interiores com a natureza, os arquitetos propuseram para cada casa um pátio com jardim de inverno em que são colocadas palmeiras que animam os espaços interiores das casas.
A eficiência térmica
Seguindo a habitual postura do atelier Utopia, o isolamento térmico aqui atinge um novo máximo. Apesar da volumetria criativa dos vários elementos arquitetónicos na fachada, pátios e terraço, os pormenores construtivos eliminam todas as pontes térmica e garante-se um isolamento térmico perfeito.
Uma arquitetura passiva
Com o suporte de modelação tridimensional em BIM, os vãos localizados na fachada, no terraço e no pátio foram dimensionados para permitir a entrada de raios solares no inverno e o sombreamento no verão. Esta solução permite assim uma climatização passiva das casas geminadas.
O modernismo revisitado
O projeto reinterpreta muitos conceitos do movimento moderno que marcou a arquitetura do início do século XX. Assim, elementos como a pureza das formas brancas da fachada, os pés-direitos duplos, as janelas horizontais, os terraços e a relação franca com o jardim, são atualizados e adaptados aos dias de hoje. A irreverência está presente até no modo em como as duas casas não são o espelho uma da outra, mas uma repetição cuidadamente composta e assimétrica, garantindo enorme dinamismo nas formas da fachada. Em suma, a elegante beleza modernista faz com que a casa se destaque no panorama arquitetónico de hoje pela originalidade e eficácia das soluções.
A piscina aquecida
A piscina está bem integrada na topografia do terreno e ao mesmo tempo possui uma boa exposição solar. Ao afastar-se das sombras garante-se maior aquecimento passivo pelos raios solares e maior eficiência no projeto da bomba de calor apoiada por painéis fotovoltaicos.
O jardim de baixa manutenção
O jardim tem espécies que permitem uma baixa manutenção uma vez que estão já adaptadas à proximidade do mar. Ao mesmo tempo, a vegetação escolhida permite uma equilibrada exposição solar do edifício e espaços exteriores.
A iluminação cuidada e customizada
A iluminação artificial é também para os arquitetos um importante aspeto de projeto. Por um lado, a iluminação pontual e eficaz dos espaços garante maior eficiência e sustentabilidade, baixando os índices de poluição luminosa. Por outro lado, a iluminação cuidada permite um toque de sofisticação e design cuidado.
A organização do projeto das casas geminadas
As casas têm uma organização que resulta dos objetivos pretendidos e descritos anteriormente. Assim, desde a zona voltada para a rua e a partir do rés do chão é possível aceder à garagem à esquerda e à direita ao pátio com o jardim de inverno. Desde o pátio entramos no hall com acesso à garagem, escada, sala, casa de banho de serviço e cozinha. A cozinha tem iluminação pelo pátio e painéis flexíveis que a tornam aberta ou fechada para a sala de jantar. A sala de estar tem uma zona com pé direito duplo adjacente à escada, possibilitando a colocação de um elevador. Subindo a escada encontramos quatro quartos e casas de banho. O pátio ilumina dois destes quartos. Subindo mais um piso encontramos um ginásio e os terraços. No exterior junto ao limite do lote existe um pequeno anexo albergando a lavandaria e uma zona técnica.
A habitação é assim organizada de modo simples e eficiente, proporcionando uma circulação eficaz e confortável em ambiente moderno e sofisticado.
Vantagens e Desvantagens dos loteamentos com Casas Geminadas
Os loteamentos de casas geminadas possuem qualidades positivas que devem ser avaliados. Contudo, alguns aspetos menos positivos devemos sempre considerar antes de optar por esta tipologia arquitetónica.
Vantagens dos loteamentos de casas geminadas
Os loteamentos de casas geminadas permitem as seguintes vantagens:
- têm maior monumentalidade, na medida em que se associam fachadas e se tornam assim mais edifícios mais imponentes na cidade.
- são mais sustentáveis, na medida em que ao encostarem-se duas a duas aumentam a eficiência térmica e reduzem a área de impermeabilização necessária para aceder ao edifício pelo exterior.
- são mais económicas, pois ao partilharem uma parede comum há importantes economias no custo de construção do perímetro das habitações
- são mais seguras, pois efetivamente é possível controlar os acessos à habitação de modo mais simples
- geram cidades mais organizadas, pois na verdade sabemos que o edifício vizinho se guiará pelas mesmas premissas arquitetônicas gerando uma cidade mais homogénea.
Desvantagens dos loteamentos de casas geminadas
Os loteamentos de casas geminadas possuem também as seguintes desvantagens que podem obviamente ser mitigadas:
- obrigam a um investidor com maior capital pois são loteamentos de maior escala e podem claro também ter retornos maiores.
- requerem terrenos com geometrias mais ortogonais pois as fachadas terão de ser alinhadas
- requerem terrenos um pouco maiores que os terrenos destinados a casas em banda mas menores que as casas isoladas
- necessitam ruas menos inclinadas de modo a compatibilizar bem a altura das fachadas de um modo harmonioso