O mundo das empresas digitais é de constante transformação e adaptação a novas realidades. Como resultado da aquisição da startup portuguesa Blip pela multinacional Betfair inicia-se um ambicioso processo de crescimento da empresa e mudança da sua sede no Porto.
Escritório Blip
Imagens
O escritório da Blip no Porto
Era necessário desenhar instalações para os programadores abertas e funcionais. Havia também que promover o trabalho em equipa. Ao mesmo tempo os espaços de lazer tinham de acompanhar todos os programas de trabalho. Tinhamos prazos de construção apertados e um orçamento condicionado.
O papel dos arquitetos
O cliente contactou assim os arquitetos da Utopia para implementar os novos escritórios da Blip onde se desenvolve o trabalho de programação e se garantem as máximas condições de conforto e produtividade para os colaboradores. Tivemos de desenvolver não só o projeto de arquitetura como as várias especialidades de engenharia: térmica, mecânica, ITED, águas e estabilidade. Ao mesmo tempo, e como consequência dos prazos apertados foi necessário efetuar um concurso de obra em tempo record bem como um acompanhamento de obra praticamente diário. Em resumo, acabamos por fazer a gestão de projeto. Ao mesmo tempo acabamos por fazer nascer uma equipa e um processo de trabalho que usaremos mais tarde em outros projetos para empresas de programação.
Um projeto de arquitetura eficaz
O projeto de arquitetura procura sobretudo promover a criatividade dos engenheiros informáticos. Organizamos assim a maior parte da área em espaços de uso informal, social e lúdico. Uma parte considerável está na zona de formação e laboratório e uma outra destinada ao trabalho de programação propriamente dito. Os resultados estão à vista e no ano imediatamente após a construção a empresa foi considerada a 4ª melhor empresa para trabalhar em Portugal.
Os escritórios da Blip no Porto tornaram-se assim um caso de estudo de arquitetura dentro dos escritórios para as empresas IT ( tecnologias de informação).