Os nossos arquitetos foram contactados para desenhar o projeto de arquitetura e os projetos de especialidades de engenharia de um edifício na Rua de Trás, no Porto, em pleno centro histórico. O desafio que recebemos foi reconstruir um prédio de habitação mantendo a traça arquitetónica tradicional na cidade e equipando-o com o mais moderno conforto.
Habitação no centro histórico
Imagens
O Centro Histórico do Porto
O Porto transformou-se profundamente nos últimos anos. Os investimentos imobiliários renovaram a cidade e as populações locais passaram a conviver com atividades como o Turismo ou a Restauração. Cabe aos arquitetos saber transformar esta oportunidade num momento de salvaguarda do património arquitetónico e cultural da cidade. A habitação é no fundo o motor da cidade, e é precisamente por causa disto que tanto a valorizamos. Foi precisamente isto que pretendemos nesta reabilitação.
A Reabilitação do Habitação no Centro Histórico
A reabilitação da Habitação tradicional pode ser apenas um trabalho de fachada, ou todo um processo construtivo. Foi esta segunda opção que tomamos. Em suma, consideramos que o património construtivo do Porto é passível de ser utilizado nos dias de hoje com os padrões de conforto que necessitamos.
Uma arquitetura sustentável e amiga do ambiente
A Reconstrução com materiais tradicionais é a opção mais sustentável pois reduz a nossa pegada ecológica ao máximo. Em primeiro lugar a reutilização ou reciclagem de materiais é o processo energeticamente mais eficiente. Assim, neste projeto de reabilitação reutilizamos as alvenarias de granito e as estruturas e elementos de madeira.
A Habitação Coletiva no Centro Histórico
O centro do Porto tem tipologias de habitação coletiva próprias que resolvemos reutilizar e valorizar. No fundo, colocamos um elevador na caixa de escadas e permitimos que tosos os apartamentos desfrutassem de cozinhas contemporâneas e quartos de banho com o máximo de conforto. Foi também aumentado o isolamento térmico e acústico. Este foi o trabalho dos nossos arquitetos.
No fundo, proteger o património do centro histórico é acima de tudo utilizá-lo.