Um construtor português contactou os nossos arquitetos para desenvolver um importante projeto de Loteamento Residencial em Angra dos Reis, Brasil. Neste loteamento procuramos maximizar o número de lotes possível e aproveitar a vista privilegiada, uma vez que o terreno situa-se no cume de um monte. Ao mesmo tempo procuramos reduzir custos com a infraestrutura pública e salvaguardar a privacidade nos lotes.
Loteamento Residencial
Imagens
O que é um Loteamento Residencial?
Um loteamento residencial é um tipo de loteamento em que os lotes são apenas e só destinados à construção de moradias. Existem dois tipos de loteamentos residenciais: o loteamento fechado e o loteamento aberto.
Loteamento aberto
No caso do loteamento aberto, o proprietário é apenas responsável pelo seu lote. Assim tudo o que não está dentro do lote deverá ser de acesso público e de manutenção pública.
Loteamento fechado
No caso do loteamento fechado, os acessos comuns aos lotes são propriedade do condomínio. Por conseguinte a manutenção destes espaços é da responsabilidade dos moradores em conjunto.
O desenvolvimento do projeto de loteamento
O projeto de loteamento de Angra dos Reis foi desenvolvido como um loteamento residencial aberto uma vez que se tratava de um terreno com uma vista privilegiada sobre a paisagem e numa zona com bastante segurança. Assim, aumentamos ao máximo o número de lotes criando um desenho longitudinal. Do mesmo modo reduziram-se os encargos com as infraestruturas. Garantimos assim um urbanismo sustentável e uma arquitetura amiga do ambiente.
Sustentabilidade ambiental
Levamos a sério as alterações climáticas. Por conseguinte há muito que procuramos poupar os recursos naturais. A Concentração de lotes liberta os solos férteis do entorno para a vida natural. Em suma concentrar a operação é fundamental para libertar solo para a natureza.
Sustentabilidade económica
A sustentabilidade económica é fundamental pois está diretamente relacionada com o ambiente. Poupar recursos económicos é poupar o ambiente. Deste modo, ao reduzirmos a dimensão da rua e das infraestruturas estamos não só a baixar a pegada ecológica como a baixar os custos para o investidor e para os futuros moradores.
Os lotes residenciais de arquitetura sustentável
Os Lotes permitem uma arquitetura contemporânea. No lote tipo, desenvolvemos uma proposta que procura homenagear a arquitetura sustentável. Deste modo, inspiramo-nos na biologia dos felinos e desenvolvemos uma moradia tipo que não só tira partido da paisagem como se adequa à topografia inclinada do solo. Assim uma grande varanda surge no topo do tardoz como é visível na imagem do desenho do arquiteto. Nas plantas do piso do rés do chão e do primeiro piso vemos como as casas são otimizadas para poupar energia. Ao mesmo tempo, o alçado mostra-nos como a topografia natural é incorporada na arquitetura com naturalidade.
Em suma, a moderna arquitetura sustentável ergue-se orgulhosa do futuro perante o vale verde.