Foi solicitado aos nossos arquitetos a elaboração de um “Masterplan” que organizasse os novos equipamentos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lousada. Trata-se de um projeto urbanístico que planeia a disposição de vários edifícios com usos diferenciados. Contudo, estes equipamentos sociais relacionam-se entre si de modo eficaz, garantindo economias de escala na gestão dos recursos humanos e deslocações entre edifícios.
Masterplan em Lousada
Imagens
Os vários edifícios do masterplan
No novo loteamento podemos encontrar um projeto do setor da saúde que inclui uma unidade de cuidados continuados e uma nova unidade de cuidados paliativos. Na zona que diz respeito ao projeto de combate à dependência podemos encontrar dois centros de atividades ocupacionais e um lar residencial. No projeto de emergência social projetamos um conjunto de residências para as vítimas de violência familiar. No caso do projeto de intervenção projetamos um lar de idosos e um conjunto de residências seniores. A estratégia assentou na resolução perfeita dos problemas funcionais, na criação de uma solução de custos controlados e no respeito profundo pela envolvente natural e rural.
O resultado é um plano geral que contempla a eficiência, o profissionalismo e uma relação próxima com a envolvente natural.