O nosso gabinete de arquitetos e engenheiros foi contratado para desenvolver uma nova Unidade de Cuidados Continuados num terreno de Sintra. As características principais do lugar são a sua vista deslumbrante sobre o Palácio da Pena e o espaço verde exterior. Os requisitos legais são também condicionantes orientadoras importantes no projeto de arquitetura.
Unidade de cuidados continuados em Sintra
Imagens
O projeto de arquitetura
A estratégia assentou assim em voltar todos os quartos para a esplendorosa paisagem de Sintra e colocar os espaços comuns no rés-do-chão. As proteções exteriores permitem uma gestão excelente da climatização a baixo custo e a utilização de técnicas que tiram partido da energia solar passiva. Embora com uma capacidade superior a 80 utentes o investimento mantém-se assim com baixos custos de manutenção, climatização e construção. A rentabilidade do investimento é assim também uma prioridade.
O enquadramento numa candidatura a apoios por fundos comunitários foi também tido em conta no desenho e conceção do projeto de arquitetura. Para além da Câmara Municipal, a segurança social, a delegação de saúde e a proteção civil foram também consultadas para dar parecer ao projeto de licenciamento.
A visão do arquiteto
No esplendoroso vale de Sintra nasce assim uma unidade de cuidados continuados que pretende não só satisfazer uma enorme necessidade da população como fazê-lo com o máximo de conforto.